Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Fim de época 2010\2011

É com grande alegria que dou por terminada mais uma época de criacção, a cada ano que passa tudo melhora, desde as condições até a qualidade.
Agosto é para mim o mês de descanso a 100% tendo apenas bengalins a criar e mais nenhuma outra espécie, é também o mês da muda da pena, o chão dos viveiros bem o demonstra quando faço a limpeza semanal, existem mais penas que semente no chão por vezes.
Consegui tirar exemplares de todas as aves que tentei, pena nos mascarados foi que morrerram todos os filhos, penso que tenha sido por ter criado muito cedo e as crias nao resistiram ao frio do inverno, pois como sabem eu crio em ambiente 100% natural e as aves estão bem adaptadas.
Foi também um ano fraco a nível de criacções, fazendo não só o meu balanço mas de alguns criadores aqui da zona, houve muito ovos perdidos e muitos ninhos abandonados, devido as constantes mudanças de tempo e a trovoada que se fez sentir durante este meio ano de 2011.
Tirei cerca de 150\160 aves, comparativamente com o ano anterior á escala de casais que tinha, ficou muito aquem do esperado no entanto, 95% dessas aves foram diamantes, enquanto no ano anterior apenas 40% foram diamantes o resto tinha sido bengalins. A grande melhoria foi sem duvida nos diamantes de gould, que tirei aves excelentes, e tambem nos cardinalitos da venezuela pois ja há 2 anos tentava criar estas aves sem grande sucesso.
A nível de exposiçoes participei em 2 do COT ( Clube Ornitologico de Tondela), foram as minhas primeiras exposições, tinha poucas aves para expor, mesmo assim ainda tirei alguns premios na 1º, pena que na segunda tinha as aves todas em muda e so levei para fazer numero.
Fazendo o balanço a época para mim foi fraca, ainda nao consegui tirar a relação quantidade\qualidade que queria, mas espero ja na proxima talvez conseguir isso, pois vou fazer mais um viveiro bem grande para aumentar o plantel.

4 comentários:

Armindo Tavares disse...

Olá,
Apenas lhe quero dar os parabéns pela foto desta postagem, sinceramente, acho-a 5 estrelas!
Boa sorte para as exposições que se avizinham.
Saudações ornitófilas,
Armindo Tavares

Carlos disse...

Ola Amigo Armindo, bem que podia ficar com a "taça" da foto, mas infelizmente nao tenho grande geito para a fotografia e esta nao foi da minha autoria mesmo assim acheia bastante boa por isso postei-a, Obrigado pelo comentário ;)

luis Baleia disse...

Boas Carlos, podes não me conheçer mas sigo o teu blog e adoro as tuas aves e as tuas opiniões,só tenho pena é que a época te tenha corrido muito bem mas para a proxima será melhor... Em relação á foto está porreira sim e foi bem escolhida!
Eu também tive alguns azares com ovos cheios que não eclodiram mas como foi o primeiro ano há que ter paiência, mas estou a melhorar as instalações para melhorar a criação das minhas aves!
Um até breve!

Carlos disse...

Boas Luis
Obrigado pelo comentario, quem cria por gosto nunca atinge os verdadeiros objectivos que quer, pois quer sempre mais, apenas se vai melhorando ao longo do tempo ;)