Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Preparar as aves para Exposições

Antes e depois de uma exposição

Quando pensamos participar numa exposição, devemos pensar que está a ser julgada a ave e o criador.

Um dos erros mais correntes é a falta de preparação das aves às gaiolas. Acontece que por vezes os criadores só no dia de entregas dos pássaros na exposição é que os vão buscar ao viveiro. As aves vão para uma gaiola que não estão habituados, pois é muito mais pequena, e acontece que fiquem de tal maneira bravias que são penalizadas na rubrica respectiva.

Devemos com a máxima antecipação possível colocar as aves em gaiolas de tamanho aproximado da exposição e dar uns dias antes anti stress.

Com 30 dias de antecedência, devemos verificar se não tem penas partidas das remiges e rectrizes, para as poder arrancar e terem tempo de crescer.

É de primordial importância a limpeza da ave exposta, nomeadamente nos brancos, onde a sujidade pode alterar completamente a pontuação. Devemos pôr banho à disposição das aves e caso não se banhem devemos lavá-las com um champô.

No fim da exposição, devemos colocá-las no respectivo sitio da futura criação, se for uma ave eleita para a nossa reprodução, pois as aves no fim das exposições vêm muito ciosas. Devemos fazer um ligeiro tratamento anti stress e dar uma alimentação mais rica, para compensar as horas a mais que a ave esteve com luz e com as centenas de pessoas que se puseram em frente para ver.

Na minha opinião, não faz mal nenhum à ave participar numa exposição desde que a mesma esteja já preparada. Os meus reprodutores, por vezes ainda vão ao Campeonato do Mundo, pois chegam a ficar 20 dias fora de casa, andam milhares de quilómetros nas gaiolas de transporte, e nunca me morreu nenhum exemplar, isto depois de já ter concorrido numa exposição Nacional. No fim noto que as aves vêm é muito ciosas e mesmo as fêmeas, passado 30 dias começam a pôr, sinal evidente da sua boa forma.

Já agora, aproveitem para ver o máximo de exposições, e logo que possam participem e visitem um campeonato do Mundo.



Fonte: COB em 16-01-2008 - Realizado por Joaquim Manuel Cerqueira Cunha (Juiz de Cor – CNJ)